spot_img
spot_img

Fiscalização do Daerp flagra ligação clandestina no Sumarezinho

Mais notícias

Fiscais foram ao local após denúncia; fraudador pagará multa de quase R$ 4 mil

Fotos: Divulgação

Equipes do setor de Fiscalização do Daerp flagraram nesta terça-feira, dia 12, mais uma ligação clandestina, conhecida como “gato”. A ligação foi encontrada em uma casa de classe média no bairro Sumarezinho. Além do registro no cavalete do hidrômetro, a ligação tinha outro, para o controle da água clandestina, que não passava pelo hidrômetro.


 O usuário que fraudou a ligação foi autuado e pagará multa de R$ 3.979,50, equivalente a 150 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufespes). Além da multa, o Daerp fará uma média de consumo e cobrará a diferença retroativa a até 60 meses de utilização de água.


Os fiscais foram ao local após receber denúncia da fraude. A ligação clandestina foi retirada no momento da autuação. Na semana passada os fiscais do Daerp flagram quatro fraudes, três delas em estabelecimentos comerciais.


O Daerp tem intensificado a fiscalização contra ligações clandestinas e fraudes nos sistemas de distribuição para inibir a prática de furto de água. A fraude no sistema é um dos itens contabilizados como perda, porque a água fornecida não é paga pelo consumidor.


A autarquia trabalha muito com o recebimento de denúncias, que podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 115, mas também monitora consumidores para verificação, quando há mudança injustificada no volume de consumo. 


“Nós vamos ampliar cada vez mais as ações da fiscalização, com o objetivo de inibir as fraudes. Quem frauda o sistema não prejudica apenas o Daerp com a falta de pagamento, mas também a população, porque reduz a quantidade de recursos para a manutenção dos serviços e investimentos. E prejudica a si próprio porque a punição financeira tem valor significativo”, afirma Marcus Berzoti Ribeiro, diretor Comercial e Financeiro do Daerp.
 

Ribeirão Preto
nuvens quebradas
32 ° C
32 °
32 °
45 %
2.6kmh
75 %
sáb
35 °
dom
37 °
seg
38 °
ter
35 °
qua
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias