spot_img
spot_img

Bom Prato passa a oferecer refeições gratuitas a pessoas em situação de rua em Ribeirão

Mais notícias

© gabriela castilho/assessoria

Benefício será oferecido àqueles que não estejam abrigados, com direito a três refeições por dia

O Bom Prato de Ribeirão Preto passa a oferecer, esta semana, refeições gratuitas às pessoas em situação de rua que não estejam abrigadas nos serviços de acolhimento da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas). A medida, prevista até 31 de julho, contemplará 200 pessoas no município e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Por dia, serão oferecidas três refeições gratuitas, sendo café da manhã, almoço e jantar, mediante apresentação de um cartão com QR Code. O Centro POP, Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua da Semas e unidade de referência para o cadastro, iniciou nesta quarta-feira (10) o registro dos beneficiados. No dia anterior, profissionais do local passaram por uma capacitação do Governo do Estado a respeito do programa.

De acordo Larissa Soares de Melo, coordenadora do Centro POP, o cartão será abastecido diariamente, sem acúmulo de créditos. No entanto, seu uso é válido apenas no horário de funcionamento do local e não garante atendimento preferencial.

“É uma ação de extrema importância, pois é preciso atender, inclusive, aqueles que não acessam os serviços de acolhimento do município. Muitas vezes a pessoa em situação de rua opta em não ir, ou não permanecer em acolhimento, onde são ofertadas as refeições. Portanto, é mais uma forma de garantir o direito de qualquer cidadão a ter uma alimentação, principalmente durante a pandemia”, afirma.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em abril a Semas realizou uma parceria com a Secretaria Municipal do Esportes para oferecer atendimento às pessoas em situação de rua na Cava do Bosque, com capacidade para 130 acolhidos por dia. A Pasta também oferece acolhimento 24h às pessoas em situação de rua na Casa de Passagem. Os locais oferecem refeições, banho e dormitório. O Centro POP atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com refeições, banho, dormitório e atividades.

Caso algum munícipe perceba uma pessoa em situação de rua, a orientação é entrar em contato com o Fale Assistência Social, por meio dos telefones 161 e 0800 77 30 161, para informar a localização.

Ações da rede Bom Prato

         Desde o início de abril, os 59 restaurantes Bom Prato passaram por rápidas adaptações para servir as refeições para viagem, em embalagens e com talheres descartáveis, com o objetivo de evitar aglomerações. O horário de atendimento também foi ampliado, sendo os cafés da manhã das 7h às 9h, almoços das 10h às 15h, e jantares das 17h30 às 19h, ou enquanto houver refeições disponíveis.

Ribeirão Preto
nuvens quebradas
32 ° C
32 °
32 °
45 %
2.6kmh
75 %
sáb
35 °
dom
37 °
seg
38 °
ter
35 °
qua
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias