spot_img
spot_img

Daerp intensifica trabalho preventivo de limpeza das redes de esgoto

Mais notícias

Dos 40 pontos críticos identificados pela autarquia, 25 já foram limpos

O setor de esgoto do Daerp está intensificando o trabalho de limpeza preventiva das redes de esgotos em pontos que tradicionalmente apresentam problemas. Um mapeamento realizado pela autarquia apontou 40 pontos críticos e, deste total, 25 já foram contemplados.

Nesta semana, as equipes do setor atuaram na região dos bairros Ipiranga, Parque São Sebastião e Parque dos Servidores. Nestes locais é feita a limpeza da rede com a ajuda do caminhão de hidrojateamento para a retirada de pedras, gordura e entulho acumulados. O objetivo, segundo o chefe de manutenção do Esgoto, Rebeval Hilário Borges Júnior, é atender os principais pontos que apresentam problemas na rede por excesso de sujeira e entulho, e em alguns bairros antigos há ligações clandestinas de águas pluviais.

A expectativa é que, até o final da próxima semana, seja concluído o trabalho de limpeza preventiva nestes pontos que apresentam constantes extravasamentos.

Gordura e entulho

Borges Júnior afirmou que o setor de esgoto realiza em média entre 1.000 e 1.200 serviços de desobstrução de rede e caixas de inspeção por mês. Deste total, cerca de 10% são locais que apresentam muita sujeira na rede. A maior parte desta sujeira é causada por excesso de gordura, principalmente próximo a restaurantes e lanchonetes, entulho e lixo jogados nas redes. Ele explicou que é comum encontrar restos de construção, tecidos, absorventes e, em alguns casos, já foram encontrados até animais mortos. Há casos que não conseguimos realizar a desobstrução com equipamentos e é necessário abrir e substituir um trecho da rede, o que gera custos para o Daerp e transtornos para a população, completou.

Por conta destas situações, Borges Júnior destaca a importância de não jogar lixo na rede de esgoto, não realizar ligações de águas pluviais na rede – o que é proibido -, e não jogar restos de comida e óleo na rede. Outro alerta que ele faz é sobre a importância de fazer a manutenção periódica das caixas de gordura dos imóveis, evitando que esta sujeira vá para a rede de esgoto e cause entupimentos.

Ribeirão Preto
céu pouco nublado
26 ° C
26 °
26 °
73 %
2.6kmh
20 %
sáb
35 °
dom
37 °
seg
38 °
ter
35 °
qua
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias