spot_img
spot_img

Nota técnica orienta medidas de prevenção para templos religiosos

Mais notícias

A recomendação é que pessoas do grupo de risco ou com sintomas sugestivos da Covid-19 não devam frequentar os templos

A prefeitura de Ribeirão Preto publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 12 agosto, uma nota técnica com as medidas gerais de prevenção para o restabelecimento de atividades em templos religiosos. A Nota Técnica foi elaborada a partir de discussões junto ao Comitê Técnico de Contingenciamento – Covid 19 e Grupo de Transição e Retomada, com recomendações claras.

“Para garantir o não retrocesso de fase, é importante a conscientização de cada um de nós. Entre os 19 itens que, seguidos corretamente, garantem a segurança de todos, o mais importante de todos é: pessoas de grupos de risco, como idosos maiores de 60 anos e, principalmente, pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19, não devem frequentar os templos”, orientou o prefeito Duarte Nogueira durante transmissão pelas redes sociais nesta tarde.

“Durante reunião com as cidades da Região Metropolitana, da qual Ribeirão Preto é sede, também compartilhamos este material para que nossa região esteja alinhada e protegendo a população da melhor forma possível”, complementou o chefe do Executivo.

O boletim epidemiológico desta quarta-feira apontou o registro de 17.419 casos confirmados de COVID-19, dos quais 505 desde a última atualização, e 461 óbitos pela doença, oito a mais na comparação com o boletim anterior.

Já a taxa de ocupação de leitos de UTI ficou em 69,75%, com o uso de 166 dos 238 leitos disponíveis para pacientes com o novo coronavírus, segundo dados da plataforma leitos covid.org. Os leitos de enfermaria para COVID-19 estão com 61,42 % de ocupação, com 164 de um total de 267 leitos ocupados.

O secretário Sandro Scaprelini comentou os indicadores da doença no município e falou sobre o avanço dos procedimentos de testagem na cidade, que zerou a demanda de testes de COVID-19 represada no laboratório do Supera Parque, responsável por cerca de 51% dos exames realizados em Ribeirão Preto.

“Chegamos a dias em que colhemos 600 exames. Agora, com duas semanas de funcionamento do robô alemão que trouxemos em parceira com a Fiocruz, agilizamos em muito os resultados. Boa parte dos casos positivos divulgados hoje são exames colhidos na semana passada. A partir de amanhã, já com os exames em dia, teremos os resultados em 24 ou 48 horas, no máximo”, disse o secretário.

Ações de apoio ao setor cultural também foram comentadas pelo prefeito Duarte Nogueira. “Criamos o Comitê de Apoio para assuntos referentes à Lei Aldir Blanc, que prevê a distribuição de recursos para artistas e para o setor cultural, que foram afetados pela paralisação das atividades por causa da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que Ribeirão Preto receba até R$ 4 milhões do governo federal para o pagamento de auxílio para o setor cultural da cidade. Os recursos serão operacionalizados de duas maneiras: auxílio a espaços e territórios culturais e promoção de editais”, concluiu o chefe do Executivo.

Antes de encerrar a transmissão, Nogueira ressaltou a importância da conscientização da população para o enfrentamento conjunto da pandemia e relembrou as medidas de higiene e distanciamento social para a segurança sanitária dos moradores da cidade.

Ribeirão Preto
nuvens dispersas
33 ° C
33 °
33 °
40 %
2.1kmh
40 %
dom
36 °
seg
37 °
ter
36 °
qua
34 °
qui
34 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias