spot_img

Combate ao crime organizado: São José do Rio Preto recebe nova sede do Baep

Mais notícias

A unidade agora possui acomodações adequadas para treinamento e desenvolvimento de ações especiais

Segunda-feira, 15/04/2024 13:17

Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

O 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São José do Rio Preto foi inaugurado nesta segunda-feira (15). A unidade foi criada em 2019, porém, funcionava provisoriamente no Comando de Policiamento do Interior (CPI-5). A obra foi finalizada em março deste ano, com um investimento do governo do estado de R$ 1,7 milhão.
“O alicerce da estratégia da segurança pública de São Paulo é o uso da inteligência e das tropas especiais de combate para enfrentar o crime organizado”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante o evento.
A sede está localizada no Parque Residencial Romano Calil próxima a um importante entroncamento de rodovias, permitindo o deslocamento rápido das viaturas para todas as áreas da cidade e da região.
A unidade possui um efetivo de mais de 200 policiais e 37 viaturas para atender a região em ações especiais que demandam pronta resposta.
“Dar melhores condições para os policiais trabalharem é nossa obrigação. Nosso objetivo é continuarmos com a valorização policial, seja com aumento de salários, com o pagamento de bônus, que venho conversando junto com o secretário da Fazenda, ou com o novo plano de carreiras para praças e oficiais”, observou o secretário.
Em todo o ano de 2023, o 9º Baep retirou das ruas 4,3 toneladas de drogas e foi o responsável pela prisão de 540 infratores.
Atualmente, dos 22 comandos regionais da Polícia Militar, 15 possuem Baep. Os demais contam com as Companhias de Ações Especiais de Polícia (Caep). “Por meio dos batalhões, o cidadão morador da região tem o equilíbrio da nossa capacidade de agir e resolver problemas graves”, disse o comandante-geral da PM, Cássio Araújo de Freitas.
Queda nos roubos e furtos
De acordo com o balanço mensal divulgado pela SSP, os roubos em geral, que incluem de carga e a bancos, reduziram 30% no 1º bimestre deste ano, na comparação com 2023, na região de São José do Rio Preto. No período, houve 19 homicídios dolosos, quatro a menos que no mesmo período do ano passado. Os furtos em geral, que incluem os de carga, caíram 12% e os furtos de veículos passaram de 290, no ano passado, para 210 neste ano, ou seja, 27% a menos.
No primeiro bimestre, as forças de segurança paulista prenderam na região 1,7 mil infratores. Os policiais retiraram de circulação 960 quilos de drogas e apreenderam 132 armas de fogo ilegais.
Homenagem
Durante a cerimônia, foram entregues as medalhas Synésio de Melo de Oliveira e Coronel José Ribeiro de Godoy a policiais e autoridades que desempenharam importantes trabalhos para a região.
Um dos agraciados foi o subtenente Anderson de Araújo, que está na PM há 20 anos. Ele soube durante o evento que foi eleito o “’policial do ano” em 2023.
“O prêmio representa todos os policiais do 9° Baep porque somos um conjunto. Foi um momento de emoção e de reconhecimento de todo um trabalho feito desde a criação deste batalhão. Me sinto realizado e é um orgulho pertencer a esta casa”, afirmou.
Dentre as ocorrências marcantes em que participou no ano passado, o subtenente citou a apreensão de quase 2 toneladas de maconha escondidas em uma carga de soja em São José do Rio Preto, em outubro. O motorista foi preso em flagrante.
O policial está na unidade desde 2015, quando o batalhão ainda era uma Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep).
Ribeirão Preto
nuvens quebradas
17.8 ° C
17.8 °
17.8 °
59 %
1kmh
65 %
ter
31 °
qua
32 °
qui
30 °
sex
32 °
sáb
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias