spot_img

Transformação digital reduz o prazo de obras em até 21% na construção civil

Mais notícias

Com a tecnologia, construtoras aceleram a entrega do projeto em mais de 6 meses; Tarefa de replanejamento da obra passa a ser feita 16 vezes mais rápido que o usual

A digitalização está transformando e agilizando os serviços da construção civil. O uso de uma tecnologia na fase de planejamento das construções está reduzindo em até 21% o prazo das obras. É o caso do escritório de engenharia Joal Teitelbaum, por exemplo, que conseguiu reduzir o cronograma das obras em 18% — o que equivale a um total de seis meses e meio a menos, dentro dos 36 meses estipulados inicialmente como prazo da obra.

Para isso, o software especialista em planejamento Prevision utiliza a metodologia “Lean” (“construção enxuta”, no português), uma técnica de planejamento que auxilia as construtoras e incorporadoras a definirem os recursos necessários, o prazo e cronograma da obra e o custo do projeto. “Com isso, obtemos uma compreensão melhor de como as atividades se desdobrarão ao longo do tempo programado”, explica Paula Lunardelli, diretora-executiva e fundadora da Prevision.

A tecnologia também facilita a comunicação no canteiro de obras e a rotina dos colaboradores, já que permite uma visualização em tempo real das fases da obra e dos recursos que estão sendo utilizados. Para as equipes da incorporadora Sollarys, a atividade de replanejamento do cronograma de obra dispendia um dia completo de trabalho (8 horas) para ser realizada — e, com o uso do software, essa demanda passou a ser feita em apenas 30 minutos, 16 vezes mais rápido que antes.

“Profissionais do setor que usaram a ferramenta obtiveram um ganho de 18% em eficiência operacional. Se atualmente um engenheiro gasta duas horas por semana para planejar e replanejar o cronograma da obra, esse tempo pode ser reduzido para 6 minutos, por exemplo”, destaca Paula.

O uso da tecnologia no planejamento de obras será tema do Construsummit 2024, evento de gestão e tecnologia voltado para a Indústria da Construção, organizado pelo Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan. Neste ano, o evento irá acontecer nos dias 4 e 5 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis (SC), com previsão de reunir 2.000 participantes, e contará com a presença de empresas, instituições e entidades de classe relevantes para o segmento.  Clique para acessar o site oficial.

Sobre a Prevision

A Prevision é a plataforma líder na aplicação de Lean Construction para gerar eficiência na Indústria da Construção. É especialista em Planejamento Lean, feito em Linha de Balanço, que gera conexão entre canteiro de obra e escritório, garantindo previsibilidade e possibilitando a visão do melhor cenário de evolução de todas as obras em uma única tela. Atua no mercado há mais de 5 anos, atende mais de 250 clientes presentes em 110 cidades brasileiras e já otimizou mais de 3.000 obras. A Prevision faz parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, formado também por Sienge, Construmarket, CV CRM, eCustos e Gestor Obras, soluções da Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil.

JeffreyGroup:  
Vitória Sanches | softplan@jeffreygroup.com |  vsanches @jeffreygroup.com

Ribeirão Preto
nuvens quebradas
17.8 ° C
17.8 °
17.8 °
59 %
1kmh
65 %
ter
31 °
qua
32 °
qui
30 °
sex
32 °
sáb
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias