Educação de Ribeirão Preto implanta a 2ª edição do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento

Mais notícias

Entre as novidades estão a parceria com o Governo Federal, por meio da adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Educação lançou a 2ª edição do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento, documento balizador que traz como centro das políticas públicas municipais, ações e estratégias para a superação das desigualdades socioeducacionais. Um dos principais objetivos desta edição é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em parceria com o Governo Federal. O lançamento foi realizado para os gestores da rede na última terça-feira, dia 30 de abril.

A principal meta é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental e recuperar as aprendizagens de todos os estudantes matriculados do 3º ao 5º ano. Para alcançar esse objetivo, a Educação priorizou ações e estratégias integradas que promovam a aprendizagem da língua escrita e seu uso no contexto social.

Os princípios balizadores do programa são: continuidade: mantendo o foco e a consistência em nossas metas; integração: articulando estratégias para uma abordagem holística; sistematização: organizando e coordenando nossos esforços de forma eficaz; acompanhamento: avaliando e assessorando constantemente o progresso do ensino.

“É uma grande realização para a Secretaria Municipal da Educação a publicação da segunda edição do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento, uma iniciativa que coloca no centro das políticas públicas municipais ações e estratégias integradas que buscam a efetiva consolidação do processo de alfabetização e letramento dos nossos educandos”, pontua Natália Jordão, chefe do Centro Educacional Paulo Freire.

A Pasta vai trabalhar com um plano de ação dividido em três eixos: desenvolvimento profissional docente: investindo na formação contínua de todos os professores; recuperação da aprendizagem: implementando estratégias para garantir que nenhum aluno seja deixado para trás e avaliação e acompanhamento do ensino: avaliando constantemente nosso progresso e ajustando nossa abordagem conforme necessário.

“Nessa segunda edição temos dois grandes diferenciais, a inserção de um capítulo que trata do uso da literatura para trabalhar conteúdos que atravessam os mais diversos componentes curriculares, de modo a garantir uma abordagem antirracista na escola, e a parceria consolidada com o Mistério da Educação mediante a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, completa Natália.

Ribeirão Preto
nuvens dispersas
32 ° C
32 °
32 °
31 %
3.1kmh
40 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
30 °
qua
33 °
qui
33 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias