12 alunos foram premiados em nível nacional, 25 medalhistas regionais e 3 professores reconhecidos, além de 50 certificados de menção honrosa para estudantes do 6º ao 9º ano
Foto: Divulgação
O Teatro Bento Prado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi palco, no último domingo, dia 26, da solenidade regional de premiação dos medalhistas nacionais de prata e bronze e dos professores premiados da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Organizado pela Coordenação Regional SP03 da OBMEP, o evento contou com a presença de autoridades da Universidade e da Organização Nacional das Olimpíadas.
A rede municipal de Ribeirão Preto teve uma participação destacada no evento, com 12 alunos premiados em nível nacional, 25 medalhistas regionais e 3 professores reconhecidos, além de 50 certificados de menção honrosa para estudantes do 6º ao 9º ano.
Representando a Secretaria Municipal de Educação e os professores da disciplina, a professora de matemática Daniela Netto Scatolin Costa, formadora do Centro Educacional Paulo Freire, esteve presente na cerimônia.
João Guilherme Vicente Perim, medalhista nacional de bronze e regional de prata, expressou sua alegria: “Estou muito feliz de estar aqui, me esforcei bastante para estar neste lugar. Com certeza eu não conseguiria ter feito sem minha família, e foi uma oportunidade incrível. Já é a segunda vez que eu ganho. Pretendo fazer algo ligado a engenharia” contou.
A mãe de João, Daiana Perim, também compartilhou seu orgulho: “Esse já é o terceiro ano que ele participa. E pra gente é um orgulho muito grande porque ele é um aluno dedicado, não só nessa área, mas como um aluno no geral. E a gente fica muito feliz com as premiações dele. Com isso, ele também está tendo oportunidade de estar na USP, no programa do PIC. Então ele pretende continuar esse desenvolvimento e a gente está muito feliz com o evento”disse.
A Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto alcançou um número recorde de premiações na 18ª OBMEP, com um total de 5 medalhas de ouro, 7 de prata e 25 de bronze, além de 50 menções honrosas e 3 professores premiados. Em comparação, no ano de 2022, foram obtidas 1 medalha de ouro, 2 de prata, 3 de bronze e 46 menções honrosas.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – A OBMEP, iniciada em 2005, é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Seus principais objetivos são melhorar a qualidade da educação básica, fornecer acesso a material didático de qualidade, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.