Daerp interliga poço a reservatório no Jardim Paulista
Foi instalado um registro para permitir a ligação direta do poço do Jardim Cadacaam aos reservatórios do Jardim Paulista
Fotos: Divulgação
As equipes do Daerp trabalharam durante todo o sábado, 21, na instalação de um registro na rede entre o poço do Jardim Cadacaam e os reservatórios do Jardim Paulista, sem a necessidade de passar pela estação elevatória Igrejinha, no Jardim Paulistano.
Atualmente, a adutora que traz água do poço do Jardim Cadacaam passa pela estação elevatória, de onde é enviada para os reservatórios localizados na rua Iguape na esquina com a avenida 13 de Maio, que são responsáveis pelo abastecimento das regiões do Jardim Paulista, Paulistano, Parque Bandeirantes e parte do Castelo Branco.
Com a implantação do registro, a água produzida pelo poço passará a ir diretamente para o reservatório, o que permitirá a desativação da estação elevatória, melhorando o abastecimento e reduzindo as perdas no sistema.
A equipe de oficina de bombas deverá redefinir o volume de água a ser enviado ao reservatório do Jardim Paulista. Somente após a conclusão deste trabalho o novo sistema passará a operar.
Nova concepção
A mudança no sistema de abastecimento de mais um poço diretamente para o reservatório está dentro da nova concepção no abastecimento que foi desenvolvido pela atual diretoria do Daerp para que todo o abastecimento passe a ser feito dos poços para os reservatórios e deles para as redes. Atualmente, 70% do sistema de abastecimento são feitos dos poços diretamente para a rede; apenas 30% são enviados para os reservatórios e destes para as redes.
Para a mudança na concepção do sistema, o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, autorizou em 2018 a implantação do Programa de Gestão, Controle e Redução das Perdas de Água e Eficiência Energética, que prevê investimentos de R$ 156 milhões, sendo que R$ 115,4 milhões são recursos liberados pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional.