Atividade faz parte da conclusão de curso da turma de 2023 e será realizada em um sítio de Ribeirão Preto
Foto: Divulgação
Os alunos do Projeto Samuzinho 2023, curso realizado com a finalidade de instruir sobre as medidas para socorrer uma pessoa em situação de risco, realizarão no próximo sábado (8), no Sítio São Judas, em Ribeirão Preto, prova prática obrigatória de imobilização e socorro de vítimas de trauma para conclusão do curso.
Serão 85 alunos que participarão das atividades, acompanhados de pais e responsáveis.
Para a prova, os alunos usarão recursos disponíveis no local, como bambus, madeiras, jornais, revistas, tiras de tecido, lençóis, entre outros equipamentos para realizar as imobilizações, após transporte das vítimas fictícias que serão encenadas pelos próprios alunos.
Os alunos também passarão pelo teste de como socorrer uma vítima de trauma com entorses, fraturas, luxações, em lugares de difícil acesso de ambulâncias, e prestarão os primeiros socorros com a técnica de imobilização e transporte até as viaturas.
O treinamento contará com a participação de uma Equipe da CPFL, que pelo segundo ano dará orientações aos pais e alunos sobre acidentes com rede elétrica.
Os profissionais do NEU Samu (Núcleo de Educação em Urgência) participam da avaliação das provas.
“Se trata de um tema muito relevante, pois agora em mês de férias crianças soltam muitas pipas e vão conhecer os perigos de soltar pipas perto de redes elétricas”, explica a coordenadora do Samuzinho, Wislaine Carabolante.
Após o término, alunos participam da confraternização junina de encerramento do1°semestre.
Os certificados de conclusão de curso serão entregues durante a formatura, que acontece em dezembro.
O Projeto Samuzinho é desenvolvido pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência), que também faz a capacitação das equipes do Samu. O Samuzinho tem a finalidade de instruir as crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.
O Projeto Samuzinho de Ribeirão Preto é o único protocolado junto ao Ministério da Saúde.