Com faturamento de mais de R$86 milhões em 2023, Acuidar é referência no setor de serviços
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), cuidador de idosos é a profissão que mais cresce no país. Essa crescente demanda se comprova nas redes do setor, que apresentaram uma expansão contínua no ano de 2023. A Acuidar, que ocupa a posição de maior franquia do setor no Brasil, é um exemplo.
A marca foi fundada em 2016, pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Ramalho. O casal uniu seus interesses pela área de saúde, iniciando um negócio de cuidados domiciliares. Antes, a jovem já havia tido experiência com o meio ao cuidar de seu pai idoso, o que a motivou a seguir a ocupação. Quanto a Vitor, antes de iniciar a faculdade de medicina, atuou como frentista de postos de combustível, no intuito de juntar capital para financiar sua graduação.
Após enfrentar as adversidades para alcançar seus respectivos objetivos, a dupla iniciou as atividades da Acuidar em João Pessoa, sua cidade Natal. A procura pelo atendimento foi crescente, o que os levou a entrar no franchising em 2020. “Esse foi um dos pontos chaves para o sucesso da marca. Estávamos em um período em que as pessoas enfrentavam condições relacionadas a saúde e precisavam de cuidados especializados. E era isso que oferecíamos”, explica Vitor Hugo, CEO da marca.
Apenas no ano de 2023, a rede apresentou uma expansão de 145% em seu número de unidades, saltando para mais de 150. Os números relacionados ao faturamento também foram notáveis, superando os R$86 milhões de receita. Jéssica, que atua como Diretora de Operações (COO) da marca, explica que esse avanço está relacionado ao constante padrão de qualidade oferecido pelo negócio, fator essencial para o sucesso.
“Entendemos que uma franquia envolve desde a equipe responsável pela gestão até os franqueados, prestadores dos serviços e clientes. Logo, visamos o bem-estar de todos, adotando estratégias que sejam benéficas a Acuidar de modo integral”, pontua a profissional. Um exemplo se consolida no “Café com Franqueados”, organizado semanalmente pelo empreendimento. Trata-se de um momento em que a equipe de administração se reúne com os franqueados para que alinhem seus objetivos, abordem suas dificuldades e encontrem soluções coletivas.
Além disso, por ser um serviço relacionado ao público, a marca mantém uma constante atenção aos seus assistidos. “Desde o início, meu sonho era fundar um negócio que prestasse cuidados de excelência. Por isso, estamos sempre frisando a importância dessa qualidade, bem como colocando-a em prática através de funcionários qualificados e serviços personalizados”, conclui Ramalho.