A MiniMe – Escola de Educação Infantil – participa no período de 15/8 a 18/8, em SP, da 9ª Conferência Internacional de Educação em SP. A escola foi a única do Rio de Janeiro selecionada para expor um projeto desenvolvido por seus alunos de 5 e 6 anos, sob a orientação das professoras no congresso. A 9ª Conferência Internacional de Educação trará para o Brasil palestrantes de Reggio Emilia, uma cidade italiana que hoje é uma grande inspiração para instituições de ensino ao redor do mundo. Esta cidade é atualmente a principal referência em práticas e estudos acadêmicos sobre o desenvolvimento na primeira infância.
O congresso é organizado pela RedSolare, representante na América Latina da instituição italiana Reggio Children, responsável pela administração das creches e escolas de Educação Infantil em Reggio Emilia, que tanto inspiram educadores em diversos países.
A MiniMe foi fundada com base nas práticas dessa cidade, que acredita que o ser humano nasce competente e que o potencial existente nos primeiros anos de vida é único.
Localizada na Barra da Tijuca, a MiniMe é uma escola bilíngue que traz um conceito inovador e moderno de educação, colocando a criança no centro do aprendizado. Seguindo a linha sociointeracionista do pedagogo russo Vigotsky, a escola entende que nos tornamos quem somos com base na interação com o outro. Por isso, a MiniMe valoriza a interação entre as crianças, entre elas e os adultos, e entre elas e o espaço e objetos da escola.
De acordo com uma diretoras da MiniMe Laila Mendes, o projeto que será apresentado em São Paulo é uma pesquisa realizada pelas crianças do Kindergarten, o último ano da Educação Infantil.
“Este projeto começou com a provocação trazida pela pergunta “Onde eu moro tem o quê?”, que levou a uma visita ao Cristo Redentor e, em seguida, a três investigações baseadas nos interesses de cada uma das três turmas da escola. Participar deste evento vai ser muito enriquecedor por conta de tudo que acreditamos e implementamos na MiniMe”, finaliza Laila Mendes.