Escola municipal é uma das 12 selecionadas no país pelo Programa Escola Consciente

Mais notícias

Projeto de sustentabilidade recebeu aporte de R$ 30 mil pelo Instituto MRV e é finalista em concurso nacional do Sebrae

Fotos: F L Piton

O que começou como um simples projeto de sustentabilidade visando conscientizar os alunos e reduzir os gastos se tornou algo muito maior. Em um ano e meio de ações, a escola municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Dercy Célia Seixas Ferrari, no Jardim Juliana, promoveu o fortalecimento de vínculos entre famílias e escola por meio da participação da comunidade escolar em questões fundamentais para a vida dos alunos, proporcionando debates sobre preservação do meio ambiente e incentivando o empreendedorismo.


Professores e diretoria envolveram os 738 estudantes do Ensino Fundamental I e II em atividades que incluíram oficinas sobre reciclagem e a separação correta dos resíduos sólidos, reaproveitamento de materiais para construção de parques, lixeiras e puffs, criação e cultivo de horta, além de construção de lixeiras e floreiras com pneus descartados. Os alunos também participaram da troca de lâmpadas fluorescentes por led, assim como da confecção do deck de leitura com paletes de madeira e criação de brinquedos a partir de materiais reciclados, como garrafas pet e CDs antigos.


O projeto de maior destaque, no entanto, foi a instalação de cerca de 30 barris de 200 litros para captação de água da chuva e dos aparelhos de ar condicionado. Em períodos de muita umidade, cada barril capta em torno de 80 litros em três dias, que depois são utilizados pelas crianças do primeiro ano para regar as plantas e a horta da unidade escolar.


“Essa iniciativa melhorou as vidas que mantemos aqui dentro e a vida de suas famílias, pois fizemos as oficinas aos finais de semana e todos os pais participaram. Isso nos ajudou a trabalhar essas questões de cuidado com o meio ambiente na escola e levar esse aprendizado às famílias. É um projeto que envolve a comunidade também, percebemos nitidamente uma mudança de comportamento”, afirma a diretora Eliana Silva de Oliveira.


Após concorrer com colégios públicos e particulares de todo o país, a escola foi uma das 12 selecionadas no Programa Escola Consciente (PEC), financiado pelo Instituto MRV, com aporte de R$ 30 mil para implantação de práticas ambientais, capacitação e formação dos alunos e dos professores, além de acompanhamento para desenvolvimento das atividades. Como resultado, está entre as nove finalistas no concurso nacional de empreendedorismo do Sebrae, concorrendo com instituições como Senac e Fatec.


“Durante todo o ano, conciliamos com os conteúdos em sala a conscientização do modo de vida que a gente precisa ter hoje, a importância de manter o planeta, reduzir gastos, reduzir consumo. Vemos que os alunos compreendem a importância dessas atividades justamente por terem participado dessa criação, e são eles que cuidam. A mudança de comportamento é uma vitória, pois hoje eles cuidam não só da escola, mas de todo o bairro”, ressalta.

Ribeirão Preto
chuva fraca
24 ° C
24 °
24 °
69 %
2.6kmh
0 %
sex
25 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
30 °
ter
26 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias