Ferramenta online avalia aspectos cognitivos e de personalidade relacionados à inteligência emocional

Mais notícias

A BOLIE, como é chamada, afere a regulação das emoções humanas: empatia, sociabilidade, positividade e velocidade do processamento emocional

Conceito que engloba diversos aspectos psicológicos, a inteligência emocional foi um dos temas que nortearam palestras durante o XI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) no Centro Universitário de Brasília (CEUB). A mesa “Novas perspectivas para a avaliação da inteligência emocional no Brasil” reuniu especialistas em psicologia para debater a importância dessa habilidade, com destaque para a apresentação de ferramenta de avaliação de fácil aplicação para compreender e desenvolver a inteligência emocional.

O professor Fabiano Koich Miguel, psicólogo e docente da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, ministrou a mesa redonda, que teve a promoção da saúde mental e o bem-estar das pessoas como eixos do grupo de trabalho. Na ocasião, o especialista apresentou o primeiro instrumento de avaliação psicológica profissional do Brasil: a Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE). De acordo com o professor, o mecanismo representa um avanço significativo na forma como a inteligência emocional é avaliada no país.

Diferentemente dos métodos tradicionais, Fabiano explica que a BOLIE utiliza uma abordagem moderna e abrangente para mensurar e compreender os aspectos psicológicos relacionados às emoções. A bateria é composta por quatro testes psicológicos, sendo dois no formato de desempenho e dois no formato de auto relato, e tem o objetivo de avaliar os principais aspectos da inteligência emocional: gerenciamento emocional ou regulação das emoções, empatia, sociabilidade, positividade e velocidade do processamento emocional.

Segundo o psicólogo, um dos diferenciais da BOLIE é a sua flexibilidade de aplicação. Os testes podem ser realizados de forma individual, permitindo uma avaliação específica de determinado aspecto emocional, ou em sequência, proporcionando uma visão abrangente do nível de inteligência emocional de uma pessoa. “A aplicação é completamente online, por meio de um sistema que torna o acesso conveniente e acessível a todos os participantes”, explica.

Para a normatização da BOLIE, o experimento foi realizado em todos os estados brasileiros e envolveu a participação de mais de 38 mil pessoas, sendo 58% do sexo feminino, com idades entre 9 e 88 anos, abrangendo desde estudantes do ensino básico até pós-graduandos. Segundo Fabiano, a diversidade de participantes possibilitou uma análise ampla e representativa dos resultados. O teste mensura, por meio de métodos de desempenho implícitos e autorrelatos, os conceitos de compreensão, sociabilidade, positividade, velocidade, regulação e empatia, e avalia aspectos cognitivos e de personalidade relacionados à inteligência emocional.

“A BOLIE oferece uma nova perspectiva para o campo da avaliação psicológica, integrando as duas principais teorias da inteligência emocional e proporcionando uma avaliação mais precisa e abrangente. Seus resultados podem ser utilizados em diversos contextos, desde clínicos até educacionais, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e o aprimoramento das habilidades emocionais”, afirma o conferencista.

Ribeirão Preto
nuvens quebradas
27.6 ° C
27.6 °
26 °
65 %
6.2kmh
75 %
qui
27 °
sex
25 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias