Titular da Sinfônica de Ribeirão foi convidado pela Ópera Nacional de Laşi, Romênia
Reginaldo Nascimento, maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
La orquesta de la Opera National Rumana (Orquestra da Ópera Nacional Romena), em Iași, e a plateia romena receberão o maestro Reginaldo Nascimento, titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, para duas apresentações. O titular da orquestra ribeirão-pretana regerá duas óperas na cidade — Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, e Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo — com récitas dias 5 e 6 de maio.
Nascimento foi convidado pelo regente romeno Andrei Fermeșanu. “Foi uma grande surpresa e uma comemoração”, disse o maestro ribeirão-pretano. Sobre as expectativas, comentou: “A linguagem universal da música tem esse poder de transpor oceanos e a sensação de ter mais essa oportunidade de levar à Europa nossa experiência construída junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é a prova de que a música dialoga com todos os povos de todas as culturas”.
O maestro Claudio Cruz, hoje na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, ao saber da notícia comentou a respeito do maestro Reginaldo: “Torço muito pelo seu sucesso! Somos grandes amigos e Ribeirão Preto tem sorte por ter como maestro uma pessoa gentil, diplomática e extremamente trabalhadora! Um dos bons maestros do Brasil!”.
Nascimento foi, por muitos anos, aluno de violino de Claudio Cruz e, posteriormente, aluno de regência. Considerado pelo mestre extremamente talentoso na regência, foi convidado para ser assistente de Cruz na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto até o final de 2011, quando o titular saiu para assumir a direção musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. “Convidei o Reginaldo várias vezes para reger a Orquestra Jovem e também foi meu assistente no Festival de Campos do Jordão”.
Laşi
É uma das maiores cidades romenas e oficializada, em 2018, como a Capital Histórica da Romênia. É um grande centro de negócios, cultural, artístico e acadêmico. A Ópera Nacional Romena foi fundada em 1956 e é uma instituição cultural pública ligada ao Ministério da Cultura e Identidade Nacional.