Com a chegada do mês de novembro, o foco na saúde masculina ganha destaque em campanhas voltadas ao Novembro Azul, uma iniciativa global de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos caso no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.
Diante desse cenário, muitas empresas aproveitam o mês para promover ações que incentivem seus colaboradores e clientes a cuidarem da saúde. Uma estratégia que tem se mostrado eficaz e engajadora é a distribuição de brindes corporativos que reforcem essa causa.
Os brindes relacionados ao Novembro Azul vão além de uma simples ação promocional. Quando uma empresa oferece mimos como camisetas, bonés ou até canetas com a marca da campanha, ela não apenas engaja os colaboradores, mas também promove um ambiente de conscientização e apoio mútuo. Esses itens se tornam lembranças visuais diárias da importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos, como a realização periódica do exame de próstata.
Quando a empresa adere ao Novembro Azul por meio de brindes corporativos, ela referencia sua marca ao socialmente responsável e atenta ao bem-estar dos seus colaboradores. Ações desse tipo geram uma percepção positiva, pois mostram que a empresa valoriza seus funcionários além do ambiente de trabalho, incentivando o autocuidado.
A entrega de itens como fitas azuis, pins ou até mesmo informações educativas podem motivar conversas e debates dentro da empresa, criando um ambiente de suporte e sensibilização sobre o tema. Com esse investimento, as empresas não apenas colaboram para a conscientização sobre o câncer de próstata, mas também contribuem para fortalecer uma cultura de cuidado e respeito. Essa ação reforça valores de união, solidariedade e responsabilidade, além de promover um ambiente de trabalho mais acolhedor.
A campanha Novembro Azul serve como um lembrete para todos os homens sobre a importância de cuidar da saúde, assim, juntos promoveremos uma sociedade mais informada e saudável.
*Ana Lence é bacharel em hotelaria pela Anhembi Morumbi e sócia fundadora da AF BRINDES E CRIAÇÕES, empresa que se dedica a produção de brindes personalizados.www.afbrindesecriacoes.com.br