Pesquisa do IBGE revela que varejo no país opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia

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Setor investe em estratégias de vendas focadas no relacionamento com o consumidor

Com alta acumulada de 1,6% no ano, o comércio varejista opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia, apontam os dados da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, feita pelo IBGE e divulgada no final de 2023. O estudo é responsável pela formação de indicadores que acompanham o comportamento do comércio varejista no país.

Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, os números mostram um retorno ao comportamento anterior a 2020, ano marcado pelo início da pandemia mundial da Covid-19. “Num cenário de médio prazo, a perspectiva está positiva, com crescimento nos acumulados do ano e em 12 meses. O volume de vendas do varejo brasileiro variou 0,2% frente a outubro de 2022, quinto resultado positivo consecutivo nessa comparação”, afirma.

O setor tem passado por significativas transformações, muitas delas observadas no período pandêmico em que restrições sanitárias foram adotadas.  Mudanças nos hábitos de consumo – como a adesão às compras online, por exemplo – alteraram não apenas a maneira como os consumidores adquirem produtos, mas também redefiniram suas expectativas em relação às experiências de compra.

Para a especialista em vendas e atendimento ao cliente, Flavia Mardegan, os vendedores das lojas de varejo vêm enfrentando desafios para se adaptarem às demandas do consumidor moderno. Algumas estratégias como transparência e construção de relacionamentos duradouros por meio de atendimentos personalizados, potencializam a fidelização desses clientes a longo prazo.

Mardegan dá algumas dicas valiosas no processo de conquista e manutenção da clientela no atual cenário do varejo:

Conheça seu cliente

Entender profundamente o novo perfil de cliente é o primeiro passo para construir relacionamentos duradouros e, consequentemente, impulsionar as vendas. Utilize dados e análises internas para compreender as preferências, comportamentos de compra e expectativas específicas desse consumidor. Personalizar a abordagem com base nesse conhecimento demonstra um comprometimento em atender às necessidades individuais e impacta diretamente na experiência de compra.

Domine o seu produto

O novo perfil de cliente do varejo transita entre os canais online e offline. Portanto, esse consumidor já chega até a loja com mais consciência e informações a respeito do produto que ele deseja ou espera do vendedor uma atuação consultiva com informações mais técnicas e aprofundadas. Por este motivo é essencial que a equipe de vendas esteja munida de informações dos produtos que vende.

Transite entre os canais

Atualmente, as grandes redes varejistas oferecem aos seus consumidores uma experiência omnichannel, ou seja, um modelo de vendas tanto nas plataformas online quanto offline. Para conquistar um cliente é fundamental que o vendedor tenha domínio não apenas da loja física, mas que também possa suprir as dúvidas e necessidades do cliente quanto à experiência online.

 

Experiências Personalizadas

Com a evolução tecnológica, os consumidores passaram a valorizar experiências personalizadas. Escute seu cliente e entenda as necessidades reais dele para fazer recomendações de produtos personalizadas e criar interações mais relevantes. Isso não apenas aumenta as chances de conversão, mas também fortalece a conexão emocional entre o cliente e a marca.

Aprimore o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um importante diferencial. Portanto, a equipe de vendas deve estar preparada para lidar com as demandas específicas desse novo perfil de consumidor. É fundamental ter um time de vendas capacitado a oferecer suporte proativo, resolver problemas rapidamente e criar uma experiência positiva que vá além da simples transação comercial.

Flavia Mardegan é especialista em vendas e fundadora da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais
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