O Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto 2022 foi um dos projetos vencedores
Fotos: Divulgação
O Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto recebeu o prêmio InovaCidade, promovido pelo Instituto Smart City Bussines America. A premiação aconteceu nesta terça-feira, 23 de maio, durante o Smart City Bussiness Congress, em São Paulo.
A cidade foi destaque, juntamente com outros quatro municípios que desenvolveram projetos cujos impactos mostraram-se positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade.
O prêmio foi entregue ao secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, que representando o prefeito Duarte Nogueira falou sobre a importância para a cidade receber essa condecoração. “É um excelente reconhecimento para o nosso programa de mobilidade urbana, que vai ao encontro do que buscamos para nosso município: pessoas felizes em uma cidade que funciona”, disse.
Sobre o Plano de Mobilidade Urbana
Plano de Mobilidade na área urbana da cidade, tornando o transporte público confiável, seguro e confortável, possibilitando que munícipes tenham maior adesão ao transporte coletivo, bem como às vias, calçadas e demais infraestruturas urbanas com segurança e acessibilidade dos pedestres e ciclistas, com sustentabilidade, observando riscos e impactos, além do consumo coerente de recursos a partir de análises integradas e soluções que promovam a justa distribuição de benefícios.
O projeto promove uma real transformação na divisão modal local buscando equilibrar a atual matriz de viagens, que possui apenas 33% dos deslocamentos realizados por modos sustentáveis de transporte. As metas definidas buscam levar esse patamar a 53%.
As diretrizes que norteiam o futuro da mobilidade urbana no município de Ribeirão Preto estão pautadas nos direcionamentos apresentados pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012) e no Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº 2.866/2018). Fundamentam-se, desta forma, as bases para uma discussão responsável acerca da mobilidade urbana municipal, o que viabiliza a readequação da estrutura básica criada.
Resultados e impactos trazidos pelo projeto:
Maior mobilidade para os cidadãos, com transporte público coletivo de qualidade; mobilidade ambientalmente responsável, mobilidade inteligente e eficiência logística com ruas acessíveis e mais seguras dentro do conceito de cidade ciclável, com uso racional do automóvel, conforto e conveniência do transporte público coletivo, modicidade tarifária do transporte público coletivo, baixo impacto ambiental dos sistemas de transporte urbano, monitoramento da mobilidade urbana, transporte de cargas em harmonia com as atividades urbanas e inclusão de usuários regionais aos sistemas de transporte local.