spot_img
spot_img

Estudantes do Ensino Fundamental aprendem Libras para se comunicar com colega de sala

Mais notícias

Oficina foi oferecida pelo Colégio Marista Ribeirão Preto como atividade extracurricular

Alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Ribeirão Preto decidiram aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com a nova colega de sala, que passou a integrar a turma desde o ano passado.

Yasmim é surda e precisava se comunicar e interagir com os colegas para desenvolver e participar de atividades cotidianas. No início, as crianças se comunicavam por mímicas e sinais próprios, mas os estudantes sentiram a necessidade de se envolver mais com a nova colega.

Foi aí que os educadores tiveram a ideia de oferecer uma oficina de Libras no contraturno. Os alunos passaram a participar das aulas de 45 minutos fora do horário regular, uma vez por semana, até aprenderem bem a nova língua. Contaram com a ajuda da professora auxiliar, intérprete, que acompanha a aluna no período regular de aula.

“Ela nos auxiliou na preparação do material para as crianças, ministrou a oficina e promoveu a relação com aspectos importantes a serem ensinados e vivenciados na língua brasileira de sinais, com o objetivo de auxiliá-los na comunicação diária com a amiga e demais pessoas que ao longo de suas vivências poderão conhecer”, conta a professora das turmas, Cassandra Lemes Caldas.

A oficina deu tão certo que os alunos se transformaram em multiplicadores de Libras. “As crianças são muito dinâmicas, rápidas e extravasam seus limites quando a aprendizagem faz parte de uma necessidade do cotidiano. Percebemos que ensinam crianças de outras idades, amigos que optaram por não frequentar a oficina e a família”, relata Cassandra.

Um bom exemplo de empatia, de se colocar no lugar do outro. “Obtivemos, por meio de conversas com famílias, respostas sobre o quão satisfeitos ficaram em possibilitarmos essa experiência e, em especial, podermos aproximar a comunicação e compreender o outro dentro de suas necessidades. A aluna e o grupo relacionam-se atualmente com mais facilidade e percebemos que ela está mais integrada e sentindo-se pertencente ao grupo”, avalia a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Marina Mazetti Stucchi Silva.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), que está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Ribeirão Preto
céu pouco nublado
26 ° C
26 °
26 °
73 %
2.6kmh
20 %
sáb
35 °
dom
37 °
seg
38 °
ter
35 °
qua
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias