spot_img
spot_img

Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizam melhorias nas unidades

Mais notícias

Com atividades suspensas, núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizam melhorias nas unidades

Núcleos, que atendem crianças e adolescentes de seis a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, passam por pintura e restauros

Os 14 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal da Assistência Social, aproveitam a suspensão das atividades presenciais para realizar melhorias nos espaços. Os locais passam por pintura das paredes, reorganização dos ambientes, consertos em geral e, até mesmo, criação de hortas e jardins. A intenção é otimizar os espaços para receber a garotada quando for possível retomar o atendimento.

O Núcleo do Horto Municipal, localizado no Jardim Marchesi, zona Oeste, é responsável pelo atendimento de 63 estudantes de seis a 15 anos de idade. De acordo com a coordenadora Sara de Oliveira Domingos, ela e sua equipe se uniram e elaboraram uma brinquedoteca com biblioteca, pintaram as paredes danificadas e as arquibancadas da quadra, além de terem montado uma sala de vídeo com cortinas blackout para garantir o clima de cinema para a garotada.

“Organizamos todos os nossos brinquedos e livros para criar um espaço mais agradável, um ambiente em que os alunos se sintam à vontade. Decoramos a sala de vídeo com posters de diversos filmes, como O Homem Aranha, A Bela e a fera, A Turma da Mônica, Toy Story. Também montamos uma horta, que servirá para novas atividades quando as crianças retornarem”, afirma.

Na unidade da Vila Mariana, que atende cerca de 60 estudantes, a coordenadora Silvia Inês Bergano e sua equipe conseguiram, por meio de parcerias e doações, fazer um jardim na entrada do núcleo, pintura das paredes e da quadra, roçar o campo de futebol e reorganizar toda a biblioteca. Ainda estão em andamento melhorias no refeitório e nos banheiros, troca de torneiras e outros detalhes.

“A minha intenção é fazer um rodízio semanal, de forma que todas as crianças participem dos cuidados com o jardim, que possa se tornar uma nova atividade para elas. Fizemos uma bela faxina na biblioteca, colocamos tatames no chão para tornar um lugar mais confortável. Estamos ansiosos para o retorno de todos e saber como irão reagir às mudanças”, diz.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria Municipal da Assistência Social conta com 14 núcleos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Somando todas as unidades, são atendidos cerca de 1,9 mil estudantes entre seis e 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a diretora do setor de Proteção Social Básica, Joana Dalva Semprini, o SCFV fornece atividades no contraturno escolar em locais periféricos e oferecendo atividades socioeducativas complementares à escola nas áreas de esporte, cultura, lazer e cidadania.

“Realizamos ações com caráter preventivo. Estando dentro de um serviço onde se tem regras, se tem que respeitar o colega, se aprende coisas novas, fortalece vinculo dessas crianças e oferece um outro modelo de vínculo afetivo. Também procura desenvolver capacidades, habilidades, por meio de oficinas de dança, futebol, capoeira, além de ter a possibilidade de desenvolver capacidades e habilidades”, ressalta a diretora.

Ainda de acordo com Joana, a rotina no núcleo e as atividades desenvolvidas geram autonomia, troca de experiências e integração com o grupo. “O programa vem para trazer isso para as crianças e reduzir ocorrências de situação de risco. São trabalhos com eixos de convivência social, o eixo do direito de ser, direito de saber e o direito de participar”, conclui.

Ribeirão Preto
nuvens quebradas
32 ° C
32 °
32 °
45 %
2.6kmh
75 %
sáb
35 °
dom
37 °
seg
38 °
ter
35 °
qua
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias